Há um tempo atrás meu tio Wagner tinha cedido um espaço em seu site (www.futebolivre.com) para mim publicar sobre o São Paulo (meu time de coração), mais precisamente sobre os 20 anos do Rogério Ceni no São Paulo.
Então ai vai, espero que gostem.
20 ANOS DE GLÓRIA
Antes de tudo, gostaria de agradecer o meu tio Wagner Cesar por abrir espaço em seu site para que eu pudesse publicar este artigo.
Para você ver que essa marca de "20 Anos", não é para todos, nem mesmo o tão poderoso São Marcos, do Palmeiras, conseguiu atingi-la. Mas ele, Rogério Mito Ceni, conseguiu.
Revelado pelo Sinop-MT, onde conquistou um título estadual, Rogério Ceni foi fazer teste na equipe do São Paulo Futebol Clube no ano de 1990. Ceni foi aprovado pelo senhor Gilberto Morais, que na época era preparador de goleiros do clube. Gilberto já dizia que Ceni tinha uma capacidade maior sobre os outros goleiros de sua idade.
Seu primeiro título no time profissional do São Paulo foi a Copa Libertadores da América no ano de 1993 (quando o São Paulo se tornava Bicampeão da competição), porém, Ceni ainda era reserva do time. No mesmo ano ainda conquistou os títulos da Recopa, Sul-Americana, Supercopa, Libertadores da América e o Mundial Interclubes (quando o São Paulo se tornava Bicampeão, da competição). Nos títulos citado, Ceni ainda era reserva da equipe, o goleiro titular da época era o Zetti.
No ano de 1994, Ceni ganharia seu primeiro título como goleiro titular da equipe ganhando a Copa Conmebol. O time do São Paulo que conquistou esse título, foi o famoso "Expressinho" comandado pelo eterno Telê Santana. Já como titular absoluto do time, em 2005, Ceni conquistou um dos títulos mais importantes de sua carreira: Libertadores da América (quando o São Paulo se tornava Tricampeão da competição). Foi um dos artilheiros do time no campeonato, com 5 gols marcados. No mesmo ano, ele ainda conquistaria o título do Mundial Interclubes (quando o São Paulo se tornava Tricampeão da competição). No campeonato, além de Ceni ter feito defesas impossíveis no jogo da final contra o Liverpool, da Inglaterra, ele foi escolhido o melhor jogador em campo na partida da final. Ainda foi escolhido pela FIFA o melhor jogador do campeonato.
Nos anos de 2006, 2007 e 2008 Ceni ganharia os títulos do Campeonato Brasileiro da Série A. Com esses 03 títulos (mais os dos anos de 1977, 1986 e 1991), a equipe do São Paulo se tornou HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO (o único clube brasileiro a ganhar 06 campeonatos brasileiro). No título de 2006, Ceni foi coroado como o melhor goleiro e jogador do campeonato. No título de 2007, Ceni foi novamente coroado como o melhor goleiro e jogador do campeonato, além de receber o troféu "Craque da Torcida".
Ceni ainda conquistou os Campeonatos Paulista dos anos de 1998, 2000 e 2005 pelo São Paulo.
Ceni entrou três vezes na lista dos melhores goleiros do mundo, elaborada anualmente pela IFFHS. Ceni também foi o único jogador que atuando na América do Sul, concorreu ao prêmio "Bola de Ouro", da revista France Football.
Além dos títulos pelo clube, Ceni estava presente no título da Seleção Brasileira em 1997, conquistando a Copa das Confederações, e também no Pentacampeonato mundial no ano de 2002. Na Copa de 2006, Ceni também estava presente, porém a nossa seleção não saiu vitoriosa.
RECORDES:
Além de títulos, tanto pelo Sinop, São Paulo e a Seleção Brasileira, Ceni possui seus próprios recordes. O principal aconteceu no dia 19 de agosto de 2009, com uma vitória sobre o Fluminense por 1x0, Ceni tornava-se o jogador que mais partidas jogou na história do Campeonato Brasileiro. Ceni também é o jogador que mais vestiu a camisa do São Paulo. Até hoje (10/09/2010), Ceni já vestiu 925 vezes a camisa do tricolor paulista.
GOLEIRO ARTILHEIRO:
Como todos já sabem, Ceni não é só bom em baixo das traves, mas também joga muito bem com os pés, não é a toa que ele é o goleiro artilheiro da história do futebol mundial. Seu primeiro gol foi feito no dia 15 de fevereiro de 1997, em uma cobrança de falta. Já no dia 20 de agosto de 2006, Ceni se tornou o goleiro artilheiro do futebol mundial, fazendo seu gol de número 63, ultrapassando a marca do goleiro Chilavert que tinha 62 gols marcado em sua carreira. Até o dia de hoje (10/09/2010), Ceni já tem 90 gols marcados.
No dia 07 de setembro de 2010, Rogério Ceni chegou a grande marca: 20 anos jogando com a camisa do São Paulo Futebol Clube.
"ROGÉRIO CENI NÃO É SÓ UM GOLEIRO OU UM ARTILHEIRO, MAS SIM UM MITO TRICOLOR, OU MELHOR, UM MITO DO FUTEBOL MUNDIAL".
VITOR MARTINS MENEZES
E não esqueçam em, acompanhe diariamente o http://www.futebolivre.com , um ótimo site com opiniões, críticas, informações do mundo da bola.



Nenhum comentário:
Postar um comentário